O Role-playing game (RPG, traduzido como "jogo de interpretação de Personagens") é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papeis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.
Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas, esportes, ou qualquer outro tipo dejogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.
O RPG e um jogo pouco convencional quando comparamos aos jogos habituais. Em um teatro, os atores recebem seu guiao (ou "script"), o conjunto de suas acoes, gestos e falas, com tudo o que suas personagens devem saber e fazer. Voce interpreta uma personagem de ficcao, seguindo o enredo definido em um roteiro. Num jogo de estrategia, por outro lado, voce esta seguindo um conjunto de regras onde, para vencer, voce precisa vencer desafios impostos por seus adversarios - cada partida e unica, ja que e impossivel prever seus movimentos durante o jogo. No RPG, esses dois universos se unem.
Como em um jogo de estrategia, ha regras que o definem, e guiam aquilo que o seu personagem pode ou nao fazer. A esse conjunto de regras chama-se sistema. Como no teatro, cada personagem tem uma historia, e deve ser interpretado assim como fazem os atores. Diferente de um jogo de estrategia, voce nao luta contra um adversario especifico, mas vive aventuras em um mundo imaginario. Diferente do teatro, voce nao segue um roteiro, mas age pelo seu personagem com liberdade de acao, limitado somente pelo conjunto de regras do sistema em questao.
Um grupo de RPG pode ter de duas ate dez pessoas, as vezes mais. Nao existe um numero especifico, embora a maioria dos grupos tenha uma media de 4 ate 6 integrantes. No RPG, existem dois tipos basicos de jogadores muito bem definidos: O primeiro tipo e o jogador personagem, normalmente chamado apenas de "jogador", PC (Player Character) ou PJ (Personagem do jogador). Esse jogador e quem cria um personagem ficticio, seguindo as regras do sistema escolhido por seu grupo, e controlara esse mesmo personagem pelas aventuras do jogo. (Em alguns jogos de RPG, jogadores podem controlar mais de um personagem simultaneamente, embora seja incomum.)
O segundo tipo de jogador e o narrador, mestre ou GM (Game Master). Sera ele quem criara a historia e julgara as acoes de todos os personagens do jogo. O narrador normalmente nao possui um personagem proprio, mas controla todos os personagens nao-jogadores da aventura - que seriam os coadjuvantes da peca de teatro. Enquanto o jogador tem uma atuacao assemelhada aquela de um ator de teatro, o narrador seria o diretor e roteirista, aquele que define o cenario, figurantes, ambiente e tudo mais. Por isso mesmo, o narrador e aquele que deve conhecer as regras mais profundamente, e deve ser o mais experiente do grupo, normalmente seguindo um sistema de regras pre-determinado que o ajudara com os eventuais problemas e duvidas que venham a surgir. Apesar do narrador seguir as regras de um sistema, ele pode quebra-las, ignora-las ou muda-las em prol de uma fluidez no andamento da partida, baseando-se para isso no seu bom senso. Conhecer o maximo possivel sobre o sistema facilita esse processo e evita arbitrariedades.
Cada sessao de RPG pode ser chamada de uma aventura. Uma sucessao de aventuras onde se usam os mesmos personagens mantendo a continuidade dos eventos torna-se uma "campanha". Cada jogador cria o seu personagem baseado no mundo e em suas regras pre-estabelecidas, que o narrador/mestre determinou, e vivera nele as suas aventuras. Ao termino de cada aventura, o personagem recebe pontos de "experiencia" (XPs), que representam o seu aprendizado. Estes pontos podem tornar o personagem mais forte, dando-lhe mais vantagens e habilidades. E por esse motivo que os mesmos personagens costumam ser usados em campanhas - uma vez que a progressao do personagem e evidente, diferente de varias aventuras isoladas em que cada personagem precisa ser feito do zero.
Existem muitos tipos diferentes de RPGs, e cada um possui as suas proprias regras. De forma geral, quando um jogador decide fazer alguma coisa, o narrador decide e narra para ele o resultado. Quando e uma acao complicada e/ou com grande chance de erro (como pular grande distancia ou fazer uma acrobacia), o narrador pode exigir um teste, que e feito com uma jogada de dados. Estes representam o fator aleatorio existente, a chance do personagem conseguir ou nao realizar a acao pretendida. Cada sistema possui suas proprias regras para definir o sucesso ou falha de cada acao, calculando a probabilidade do resultado ser ou nao favoravel.
Uma caracteristica, que nao se apresenta de forma evidente em um jogo de RPG, e a resposta para a pergunta: "quem ganha o jogo"? O senso comum nos diz que todo jogo e uma disputa, e precisa existir um vencedor. Porem, essa nocao nao se aplica em um jogo de RPG, uma vez que ele nao e focado em uma disputa entre os jogadores - justamente o contrario, RPG e um jogo com enfase na cooperacao. Em um jogo de RPG os personagens fazem parte de um grupo, e esse grupo precisa ser unido e trabalhar em conjunto para ter sucesso em suas aventuras. No entanto, essa explicacao so e valida para os personagens dos jogadores. Pelas caracteristicas do jogador "narrador", pode se pensar que ele estaria jogando contra os demais jogadores, mas essa ideia tambem esta errada.
Como o narrador e um contador de historias, tudo dentro do jogo acontece de acordo com sua narracao. Se ele quiser, ele pode fazer com que todos os personagens sejam presos, fiquem doentes ou mesmo fiquem ricos em apenas um instante, basta apenas ele narrar isso acontecendo. O que de fato ocorre, e que o narrador cumpre um papel de arbitro e nao de adversario. Ele nao joga "contra" os jogadores, ele cria uma historia na qual os personagens desses jogadores possam se desenvolver. Ele tambem nao joga "a favor", um narrador precisa sempre ser imparcial para manter um bom andamento da aventura. Apesar de propor os desafios e representar todos os inimigos do jogo, ele nao faz isso com o objetivo de derrotar os jogadores, mas de oferecer um bom ambiente para a partida. Como o objetivo do jogo e a diversao, ele pode, em determinadas vezes, favorecer um ou mais jogadores, ou mesmo penalizar outros, para que o jogo fique equilibrado e divertido para todos.
Entao pode surgir outra pergunta: "os jogadores disputam entre si"? A resposta mais exata seria dizer: "depende". Na maioria dos jogos, todos os jogadores sao parte de um unico grupo. Pense no grupo de RPG como um grupo de herois de um filme de acao, ou melhor ainda, como jogadores de futebol. Se o narrador e semelhante a um arbitro, os jogadores sao semelhantes a um time. Todos devem agir em conjunto para conseguir enfrentar os desafios que o narrador oferece. De forma geral, existe alguma disputa, assim como jogadores de um mesmo time disputam entre si para ver quem e o mais habilidoso, ou faz mais gols. No entanto, eles devem agir em conjunto, senao a vitoria na aventura pode se tornar algo impossivel de alcancar.
Por outro lado, existem excecoes a essa regra. Em determinados sistemas, ou mesmo se os jogadores assim desejarem, o narrador pode criar aventuras nas quais os jogadores disputam entre si pelos mais variados motivos. Talvez cada jogador seja um mercenario contratado para resgatar uma mesma pessoa, ou entao todos sejam exploradores de uma ruina antiga tentando conseguir o mesmo objeto. Existe uma infinidade de temas possiveis, mas estas situacoes nao representam o estilo de jogo mais comum nas partidas. A maioria esmagadora dos jogos exige cooperacao entre todos os jogadores.
Qual seria, entao, a resposta a pergunta: "quem ganha o jogo"? Na visao dos jogadores de RPG, todos ganham. O objetivo de cada aventura e superar os desafios e, quando os jogadores conseguem fazer isso, eles ganham pontos de experiencia e historias na vida de seu personagem. Essa e a premiacao pela "vitoria" em uma sessao. Todos os jogadores que conseguem passar pela aventura sao considerados vencedores. Pode soar um pouco estranho para quem nao esta acostumado a um jogo em que todos os jogadores podem vencer, mas depois que se entende a mecanica do jogo e algo natural.
PS: Peço desculpas, mas não foi possível postar a segunda parte do detonado de The Legend of Zelda – The Minish Cap. Como podem ver, eu estive fazendo umas módificações básicas gigantes no blog e não tive tempo para jogar e detonar esse game.
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